segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

auschwitz - it's not like in the movies




Auschwitz é sem dúvida um sítio onde podemos sentir um misto de energias e emoções.
À medida que o autocarro que vem de Cracovia se aproxima deste campo senti uma vontade imensa de voltar para trás e esquecer todo o mal que foi comandado por apenas um homem. Mas, para camuflar este sentimento, tinha uma esperança enorme de quando chegasse a Auschwitz visse um estúdio de hollywood onde se tinha encenado toda uma atrocidade que, pensei eu, ser possível só em filmes. Continuamos a nossa viagem...
Acabamos por chegar ao campo, após uma viagem de cerca de 2 horas, num autocarro cheio de pessoas, com provavelmente 40 graus, com janelas pretas e sem uma única corrente de ar. Nada se compara à viagem que milhares de prisioneiros fizeram de comboio durante dias a fio até chegarem ao campo onde, crianças, idosos e doentes iam directamente para as câmaras de gás, não eram úteis para trabalhar. Família inteiras de ciganos e judeus foram queimados, enforcados e morreram à fome nas mãos do exército nazi.
Todos sabemos minimamente a história do holocausto no entanto, nem todos presenciaram o sítio onde se cometeram das maiores crueldades da humanidade. Vale a pena dirigir-nos a Auschwitz para não só, homenagear quem por lá passou, quem por lá deixou filhos, netos, pais, avós e amigos etc como também para sentir que aquilo tudo o que aparece nos livros e nos filmes é a pura das verdades.
Senti um enorme aperto no coração quando entrei pelo portão principal do campo onde se lê a frase "arbeit macht frei" que significa "o trabalho liberta". Não podiam ter sido mais cruéis ao trazer milhares e milhares de pessoas para um sitio com o intuito de irem trabalhar e depois exterminarem-nas em massa sem qualquer tipo de dó nem piedade.
É importante ir lá para ter a exacta noção do que um homem pôde fazer à humanidade, e o que um homem pode fazer novamente à humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário